Início » Ações » Financeiro
A funcionalidade Pagamento sem Apropriação permite o lançamento de um pagamento sem a necessidade de definir o vencimento específico ao qual o pagamento está sendo destinado. O débito é registrado automaticamente no caixa escolhido no momento do lançamento. Caso o tipo de pagamento seja Cheque, o débito será lançado como “a compensar”.
Data do débito: Data em que o pagamento será registrado.
Valor do pagamento: Quantia que será debitada.
Forma de cobrança: Método pelo qual o pagamento será feito (ex.: transferência, boleto, etc.).
Tipo de pagamento: Define o método de pagamento utilizado (ex.: cheque, transferência bancária, etc.).
Caixa em que o valor é debitado: Caixa onde o valor será debitado.
Favorecido do recurso: O agente ou colaborador que está recebendo o pagamento. (Nota: Só é possível escolher favorecidos que pertençam aos domínios do usuário).
Observações: Informações adicionais que podem ser inseridas para o controle ou contextualização do pagamento.
O favorecido (agente ou colaborador) deve ser um membro dos domínios do usuário.
A escolha do caixa está restrita aos caixas que pertencem ao domínio principal do usuário.
Apropriações As apropriações são fundamentais para vincular o pagamento lançado a um ou mais vencimentos, determinando a finalidade do crédito ou débito e qual vencimento está sendo quitado. Mesmo em um pagamento único, é possível associá-lo a múltiplos vencimentos.
Suponha que três contas com vencimentos para a mesma data sejam emitidas, e o pagamento seja feito com um único cheque. Embora o pagamento seja feito com um só movimento, o sistema criará três apropriações para vincular esse pagamento à quitação das três contas.
O objetivo dessa funcionalidade é registrar pagamentos de forma flexível, permitindo que valores sejam lançados sem a necessidade de vincular diretamente a um vencimento específico no momento do pagamento. Posteriormente, as apropriações vinculam o pagamento aos vencimentos, garantindo o controle de quitação.