Início » Ações » Operacional
Conceitos descritos abaixo para entender a estrutura dos contratos:
Pré-Contrato: O Pré-Contrato é uma prévia visualização do contrato. O pré-contrato identifica o cliente, o esquema utilizado, a descrição do que se pretende executar e as observações pertinentes. O esquema definido e a sigla escolhida irão compor o nome do pré-contrato. Após aprovado o orçamento do pré-contrato, deve-se informar no pré-contrato as datas inicial e final para vigência do contrato, o código do contrato e definir o centro de custo que pertencerá ao contrato.
Ponto diário de atividade: O formulário de ponto diário é um conjunto definido de atividades de um esquema. A planilha de ponto diário de atividade gerada no sistema é um facilitador de preenchimento em campo das atividades executadas pelo encarregado. O ponto diário de atividade serve para facilitar o preenchimento do lançamento da produção. Pode servir também para lançamentos de orçamento da proposta ou de orçamento da obra.
Orçamento: O orçamento pode ser de dois tipos: Orçamento de Proposta e Orçamento de Obra. O orçamento detalha a quantidade de atividades e materiais necessários para execução do seu objeto. O orçamento contém os valores unitários com base na tabela de preços do esquema definido. O orçamento de proposta, ao ser gerado, precisa ser aprovado para ser validado.
Contrato: Quando a proposta é aprovada, ela automaticamente é transformada num contrato. É possível informar o valor de alerta, a forma de cobrança, o caixa, qual o ISS competente, sua retenção ou não, e decidir sobre a base de cobrança (Orçado ou Medido).
Base de Cobrança Orçada: O contrato com base de cobrança orçada tem um valor global de orçamento para uma determinada execução. O valor cobrado terá como base o orçamento fechado inicial, sem a necessidade de medição final da obra.
Base de Cobrança Medida: O contrato com base de cobrança medida dependerá da medição final para que seja efetuada a cobrança relativa às atividades executadas, com ou sem materiais, nas obras.