Essa é uma revisão anterior do documento!
Início » Ações » Financeiro
Conta: Conta é todo cadastro de informações de valores, classificações, centros de custo e demais dados necessários para se determinar a origem e a criterização de um pagamento ou recebimento.
Componentes em “Conta a Receber” e “Conta a Pagar”: São os itens principais da conta, cujos valores somados formam o Valor Bruto.
Abatimentos: Itens que são subtraídos dos componentes. Ex: desconto devido à renegociação de preço.
Encargos Retidos:
Em Conta a Receber: Itens que são retidos pelo cliente sobre o valor dos componentes como impostos.
Em Conta a Pagar: Itens que são retidos do pagamento pela empresa sobre o valor dos componentes como impostos.
Encargos não retidos:
Em Conta a Receber: Itens que não são retidos pelo cliente, porém, calculados sobre o valor dos componentes, devem ser pagos pela empresa como obrigações fiscais.
Em Conta a Pagar: Itens que não são retidos pela empresa, porém, calculados sobre o valor dos componentes e que devem ser pagos pela empresa como INSS e Contribuição Patronal sobre Recibo de Pagamento Autônomo.
Receitas Financeiras: Itens que se referem a juros e multa contratual recebidos pela empresa, cujos valores foram adicionados posteriormente ao valor dos componentes.
Despesas Financeiras: Itens que se referem a juros e multa contratual pagos pela empresa, cujos valores foram adicionados posteriormente ao valor dos componentes.
Contas a Receber: Esta é a funcionalidade que permite gerenciar as contas a receber na empresa. Só é possível visualizar contas a receber dos centros de custo dos grupos do usuário. Ao criar uma nova conta a receber, somente uma OF dos grupos do usuário pode ser escolhida.
Ao criar uma nova conta, os seguintes campos devem ser completados: Dados Gerais: resumo da conta; Componentes: até completar o valor bruto da nota fiscal (se houver sido vinculada uma nota fiscal na etapa anterior): a discriminação (resumo do componente), classificação financeira e valor; Abatimentos: classificação, incidência financeira e valor do abatimento; Encargos Retidos e Não Retidos: encargo, incidência, desconto do encargo, para chegar automaticamente ao valor do encargo (os encargos retidos serão subtraídos do valor bruto da conta para se chegar ao valor líquido); Anexos.
Observação: a melhor e mais fácil opção para geração da conta a receber vinculada à Nota Fiscal é efetuar o lançamento através da Nota Fiscal Finalizada. Utilize o lançamento manual de conta a receber somente se for um lançamento sem vínculo com nenhuma Nota Fiscal, como é o caso de Nota de Débito ou recebimentos de aluguel, que são contabilizados através de recibo.
Alterar em “Contas a Receber” Nesta opção é possível alterar as seguintes informações: Abatimentos; Encargos retidos; Receitas financeiras; Encargos não retidos.
Centro de Custo em “Contas a Receber” Nesta opção é possível alterar o centro de custo da conta a receber.
Vencimentos em “Contas a Receber” Nesta opção são gerados os vencimentos para a conta receber, conforme a escolha de: Parcelas; 1º vencimento; Forma de cobrança; Caixa; ou então inseridos manualmente, informando: vencimento; valor; Forma de cobrança; caixa.
Cancelar Conta em “Contas a Receber” Esta opção é possível somente quando a conta a receber não possui um vencimento ativo.