Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


contas_a_pagar

Essa é uma revisão anterior do documento!


Início » Ações » Financeiro

Contas a Pagar

Contas a Pagar: Esta é a funcionalidade que permite gerenciar as contas a pagar na empresa. Só é possível visualizar contas a pagar do centro de custo dos grupos do usuário e do domínio principal do usuário que criou a conta a pagar (no momento da criação) ou do domínio principal igual ao trâmite da requisição que gerou a conta a pagar. No caso de conta a pagar proveniente de requisição de materiais, a conta é visualizada com base no trâmite da requisição. É possível criar uma nova conta a pagar com valor do componente até o limite da alçada do usuário.

Os campos que devem ser preenchidos são os seguintes: Dados gerais: resumo da conta, favorecido da conta a pagar, número e competência (mês e ano) da nota fiscal (se houver), cliente, contrato e obra (centro de custo) da conta; Componentes: a discriminação (resumo do componente), classificação financeira e valor; Descontos Recebidos: classificação financeira, incidência e valor do desconto; Encargos Retidos: encargo, incidência, desconto do encargo, para chegar automaticamente ao valor do encargo retido; Anexos.

Conta: Conta é todo cadastro de informações de valores, classificações, centros de custo e demais dados necessários para se determinar a origem e a criterização de um pagamento ou recebimento.

Componentes em “Conta a Receber” e “Conta a Pagar”: São os itens principais da conta, cujos valores somados formam o Valor Bruto.

Abatimentos: Itens que são subtraídos dos componentes. Ex: desconto devido à renegociação de preço.

Encargos Retidos:

Em Conta a Receber: Itens que são retidos pelo cliente sobre o valor dos componentes como impostos.

Em Conta a Pagar: Itens que são retidos do pagamento pela empresa sobre o valor dos componentes como impostos.

Encargos não retidos:

Em Conta a Receber: Itens que não são retidos pelo cliente, porém, calculados sobre o valor dos componentes, devem ser pagos pela empresa como obrigações fiscais.

Em Conta a Pagar: Itens que não são retidos pela empresa, porém, calculados sobre o valor dos componentes e que devem ser pagos pela empresa como INSS e Contribuição Patronal sobre Recibo de Pagamento Autônomo.

Receitas Financeiras: Itens que se referem a juros e multa contratual recebidos pela empresa, cujos valores foram adicionados posteriormente ao valor dos componentes.

Despesas Financeiras: Itens que se referem a juros e multa contratual pagos pela empresa, cujos valores foram adicionados posteriormente ao valor dos componentes.

contas_a_pagar.1539266002.txt.gz · Última modificação: 2018/10/11 10:53 por guibampi